Skip to content

Nosso Trabalho

Atualmente a Organização possui três centros educacionais distribuídos pelo bairro: O Centro Miramangue, Centro Espotivo Chievo Brasil e o Centro de Formação Profissional Diácono João Batista, nos quais são assistidas crianças, adolescentes e jovens com idades que vão de 6 a 24 anos. Nestes centros desenvolvem-se as atividades educativas no contra turno escolar, oficinas de artesanato envolvendo as famílias do público beneficiário, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, encaminhamento de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho através do programa de aprendizagem e formação dos educadores.

As atividades desenvolvidas no PBL passam por um itinerário educativo embasado em um plano político-pedagógico que compreende três fases, buscando favorecer o acesso da comunidade em vulnerabilidade social a educação pública.

A primeira fase educativa chama-se Abrindo os olhos, que visa contribuir com o processo de apropriação da leitura e escrita para a formação integral da criança. Na segunda fase chamada de Descobrindo caminhos, tem-se o objetivo de desenvolver a descoberta de si e do mundo, orientando para novas experiências e habilidades através da potencialização dos conhecimentos e da organização de idéias. Por último, a fase Construindo Escolhas, que busca desenvolver um processo de formação integral, humana e Profissional, com adolescentes e jovens a fim de fomentar neles um projeto de vida, viabilizando a inserção na universidade e/ ou mundo do trabalho.

  • Fase I - Abrindo os olhos (6 a 10 anos)
  • Fase II - Descobrindo caminhos (11 a 14 anos)
  • Fase III - Construindo Escolhas (15 a 24 anos)

Além disto, por compreender a dimensão da problemática onde está inserido, O PBL procura desenvolver um trabalho CO-PARTICIPATIVO com Instituições de Ensino, outras Organizações da Sociedade Civil, os poderes públicos e a comunidade, atuando também, significativamente nas políticas públicas, a fim contemplar o desenvolvimento econômico-social e cultural.

Através desta parceria, o Projeto Beira da Linha formou a Rede pela Paz, onde juntos, a partir de reuniões, são pensadas estratégias como a promoção de eventos que buscam sensibilizar a população local a colaborar com a promoção de paz dentro do bairro, bem como conscientizar estas crianças, adolescentes e jovens acerca das conseqüências provocadas pelo uso das drogas.

Faça uma Visita

miramangue old

Seja um Parceiro

maozinhas

Aprendizagem Profissional

aprendizagem

Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza

Projeto Beira da Linha
Associação de direito privado sem fim lucrativo de natureza cultural